quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Atendimento Psicopedagógico com ênfase na Pedagogia Waldorf – fases ideais


 Atendimento Psicopedagógico com ênfase na Pedagogia Waldorf – fases ideais

1)    Antes de iniciar o tratamento do aluno, marcamos entrevista com a pessoa responsável por ele.: pai, mãe, avó etc. Se possível, fazemos entrevistas individuais ( modelo abaixo) com cada um dos que rodeiam o mundo desse aluno, para captar todos os aspectos de vida, sob a óptica de cada um, reconstruindo sua biografia de forma mais completa. Muitas vezes, a babá ou empregada responsável pela casa também é entrevistada, pois os adultos passam o dia fora e convivem pouco com o aluno, sendo ela a melhor informante. Tivemos essa experiência, por diversas vezes: ao perguntar à mãe sobre alimento preferido, quando nasceram os dentes e ela pedir que a babá entrasse e respondesse essas questões.

2)   Depois de todas as entrevistas, passo a escrever a biografia do aluno, em outro documento, anotando quem me deu tal informação. Assim, consigo ter uma visão geral e particular sobre o ritmo de vida daquela família, do passado e do presente do aluno, obtida por diversas fontes de informação.

3)   Procuro a escola, na figura da orientadora pedagógica ou professora de classe, tentando esclarecer as queixas levadas ao atendimento.

4)   Só então chego ao aluno, em meu consultório, em atendimento individual. Normalmente, dispenso o acompanhante ou se a pessoa assim desejar, poderá ficar lendo na sala. Meu local é aconchegante e familiar, com ambientes para as atividades auxiliares ao atendimento psicopedagógico com diversos tipos de artes: musica ( piano, flauta), pintura aguada, argila, escultura em madeira, em pedra etc. o que for mais adequado para o fortalecimento da vontade e o desenvolvimento do sentir, do agir e do pensar do aluno. Inicio com trabalho pontual na dificuldade escolar, como se fosse uma nova aula daquela matéria, dando reforço escolar. Assim que a confiança se estabelece, amplio atendimento, buscando aplicar todas as técnicas da Pedagogia Waldorf que se faça necessário.

5)   Marcamos, no período da noite ou finais de semana, horário para o aconselhamento e apoio dos pais e responsáveis e, muitas vezes, eles pedem e nós fazemos as atividades que os filhos estão desenvolvendo conosco. Quando os pais participam, eles próprios amadurecem mais e seus filhos ficam mais estimulados a participarem do tratamento.

6)   No próprio consultório, fora do horário de atendimento, há grupo de estudo antroposófico, formado por pais e interessados, em que fazemos leituras das obras de Rudolf Steiner, Emil Bock e Rittelmeyer. No entanto, há pedidos que, no final, façamos sempre uma aguada, uma escultura. Assim, o desenvolvimento do aluno se faz concomitantemente com seus pais, harmonizando melhor o núcleo familiar.

7)   Mesmo quando alcançamos o resultado esperado, às vezes, trabalhamos por anos, continuamos a atender aquele aluno até que ele queira nos deixar, por vontade própria, pois sua vontade e ritmo já estão estabelecidos.

8)    A recompensa vem nas histórias que tenho contado no blog e mostram que há sempre uma chance, mesmo para quem nunca frequentou uma escola Waldorf – o ideal da educação e evolução humanas.

 

ANAMNESE PSICOPEDAGÓGICA

 

O termo que usamos para o paciente é ALUNO

essa entrevista completa os dados do aluno e , também, dá uma visãoo sobre ele, na óptica do entrevistado. Fazer entrevista com o maior número de pessoas que estão no convivio do aluno: pai, mãe, avó ou responsável  Deixar espaço para que o entrevistado fique à vontade para falar.

 

I- Início

Nome do aluno:________________________idade:____ anos.

Adotado( ) S ( ) N.

Tem apelido? ( ) S ( ) N Qual? _________________________ Ele(a) gosta? ( ) S ( ) N Você sabe o motivo desse apelido?

________________________________________________Nascimento _____/_____/_____ Sexo ( ) M ( ) F Obs:______

Naturalidade: ____________Nacionalidade:______________

End._______________________________________________________________________________________Bairro:________ Cidade:______________________ CEP_____Estado:_______

Telefones/contato:__________________________________

Escola:___________________________________________ Ano escolar que cursa: _______________________________

End._________________________________________________Telefone:_________________________________________Nome do Contato e função:____________________________

 

II- Sobre quem está na entrevista (pai, mãe, avó ou responsável)

Nome:___________________________________________ Idade :__________Parentesco com o aluno:_______________

Estudou até que ano e onde?___________________________

Teve dificuldades na escola? ( ) S ( ) N  Quais?  ________________________________________________

Chegou a estudar até que ano escolar?____________________

Profissão:_________________________________________ ________________________________________________O aluno tem irmãos? ( nome e idade)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Como é seu esquema familiar diário, incluindo a vida do aluno? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a queixa na escola, o que acha?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

III-Sobre a biografia do aluno:

1)  Ele foi desejado(a) ( ) sim ( )não

a)   Mãe: você queria, realmente, engravidar? ( ) sim ( )não

Motivos:

________________________________________________________________________________________________

2)  Como foi a gestação? (cuidados pré-natais, doenças, sintomas, alimentação)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3)  Como foi o parto? (sofrimento fetal, má oxigenação, lesões)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)  Sobre a amamentação (assimilação/acomodação, carga afetiva)

a)   Mamou no peito? ( ) sim ( )não

b)  Como foi a passagem do peito para a mamadeira?

____________________________________________________________________________________________________

c)   E para a papinha?

__________________________________________

5)  Atualmente, como se alimenta?

a)Tem hora para comer? (  )sim (  )não

b)Quantas vezes por dia?____________

c)Come depressa? ( )sim ( )não

d)Mastiga bem? ( )sim ( )não

e)A família faz refeições em conjunto? ( )sim ( )não

f)Quantas refeições são feitas em família?______

g)O aluno come vendo TV, video-game etc ( )sim ( )não

Observação:_____________________________________________________________________________________

5- Com que idade parou de usar fraldas? ________________________________________________

6- Como foi a passagem para o troninho (segurava? molhava a roupa? brincava e saia correndo era repreendido?chorava?) _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- Como eram as fezes ? ________________________________________________

 

8- Como são as fezes, atualmente?

______________________________________________________________________________________________

9- Engatinhou? ( )sim ( )não Com que idade?________________

Observação sobre o engatinhar ( tipo, durabilidade, firmeza etc)

____________________________________________________________________________________________________ 10 –Quando andou?____________________________________

      Observação sobre o andar:(quedas, desenvolvimento, exploração do espaço, subidas e decidas, segurança, pessoa acompanhante etc)

______________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________

11- Como evoluiu a coordenação dos movimentos finos( segurar um brinquedo, uma colher, rabiscos que fazia)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12-Movimento dos grandes músculos? (Chutar uma bola, correr)

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

13 – Atualmente  é considerado estabanado(a) ? ( )sim ( )não

a)Pratica natação? ( )sim ( )não

        b)É agitado(a)? ( )sim ( )não

c)Anda de patins? ( )sim ( )não

d)Anda de bicicleta sem rodinha ? ( )sim ( )não

e)Anda a cavalo ? ( )sim ( )não

f)Sobe em árvores ? ( )sim ( )não

Observação:

______________________________________________________________________________________________

14- Com que idade começou a falar?__________________

a)Com quem falava mais ?___________________

b)Falava(m) para ele(a) repetir ? ( )sim ( )não

c)Quais foram as primeiras palavras ? ________________________________________________

15-Falava corretamente ou trocava letra? ________________________________________________      

 

16-Falava muito errado ? ( ) sim ( )não

17- Como se expressa atualmente?

a)Troca letras ? ( ) sim ( )não

b)Fala muito  ( ) sim ( )não

c)Fala  pouco ( ) sim ( )não

d)Fala com ansiedade( ) sim ( )não

e)Fala de uma forma que todos entendem ? ( ) sim ( )não

Dê exemplos de como ele fala

 

 

 

f)Consegue dar um recado ? ( ) sim ( )não

g)Faz uma compra sozinho(a)? ( ) sim ( )não

h)Como conta uma história  ? ( ) sim ( )não

i)Fica nervoso quando fala e não é imediatamente compreendido( ) sim ( )não

 exemplos:

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

j)Você entende o que ele(a) conta ? ( ) sim ( )não

k)Tem começo, meio e fim ? ( ) sim ( )não

18- Qual é a rotina para ir dormir?

a)Tem sono agitado? ( )sim ( )não

b)É sonâmbulo? ( )sim ( )não

c)Tem pesadelos? ( )sim ( )não

d)Dorme só ou acompanhado ( com quem?______________

____________________________________________           e)Quando acorda vai para a cama dos pais? ( )sim ( )não

f)Tem medo de dormir sozinho? ( )sim ( )não

g) Enurese noturna? ( )sim ( )não

 

IV-Aspectos clínicos do aluno:

a)Bronquite ? ( ) sim ( )não

b)Alergia? ( ) sim ( )não

c)Asma? ( ) sim ( )não

d)Viroses infantis? ( ) sim ( )não

e)Internações ? ( ) sim ( )não

f)Cirurgias ? ( ) sim ( )não

g) Vacinas ( ) sim  ( ) não quais?_______________________________________h)Outras doenças:

________________________________________________________________________________________i)Tratamentos realizados: _______________________________________________________________________________________________

j)Problemas de visão? ( )sim ( )não

k)Audição? ( ) sim ( )não

l)Outros problemas: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

V-Biografia junto à Família e atividades afins

Fatos marcantes ( positivos e negativos) dos pais e irmãos ( antes, durante e depois da entrada do aluno na família)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

19-Brinquedos pedagógicos ? ( ) sim ( )não

20-Jogos em grupo? ( ) sim ( )não

21- Livros ? ( ) sim ( )não

22-Brinquedos eletrônicos ? ( ) sim ( )não

23-De que atividades ele(a) participa:

música ? ( )sim ( )não

dança ? ( )sim ( )não

esporte ? ( )sim ( )não Observação_______________________________________________________________________________________

24- reações do aluno nas alterações familiares - nascimento de irmãos, mudanças, desemprego, separações, mortes etc ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________25- Como foi até agora a dinâmica da família?  Passado, Presente, problemas e patologias

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

26- O que você considera ser falta de educação e indisciplina por parte do aluno e como lida com isso? E qual é a reação do aluno? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

VI – Na escola e nas atividades lúdicas

27- Como é o ambiente de brincadeira no dia a dia? Quais brincadeiras?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

28-Como se relaciona com os colegas? Briga, chora, enfrenta, esconde-se etc. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

29 – O que o aluno mais gosta na escola? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________(

30 – Com que idade ele entrou na escola?_______

30 – Ele trocou de escola?___________________

31- processo de alfabetização:

________________________________________________________________________________________________________________________________

32- Frequentou creches ? ( )sim ( )não com que idade?____

Por que?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

33- Repetiu de ano ? ( )sim ( )não Por que? ?_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

34-Houve problema com professor (es) ? ( )sim ( )não

Qual ? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________

35- Como é a atitude dele em sala de aula?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

36- Já fez reforço? escolar ( )sim ( )não Por que?  _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 37-O que você mais gosta nesse aluno?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

38- O que você não gosta nele?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

      VII – Sobre o ensino religioso

39-Quais são as crenças da família? Há habitualidade na prática religiosa? E quanto ao aluno? Ele participa, regularmente, da prática religiosa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Observações da psicopedagoga sobre a entrevista ( feita posteriormente):

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

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