quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O que é Psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf

 
Psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf

Olá, amigos! Em primeiro lugar, quero esclarecer que antes mesmo de ser Psicopedagoga eu fui professora de classe Waldorf, na antiga Escola Higienópolis, atualmente Rudolf Steiner de São Paulo, na Rua Job Lane, iniciando-me nessa apaixonante área que é a educação,  em 1975.










Lá conheci e convivi com mestres maravilhosos e muito aprendi sobre a Antroposofia ( continuo a aprender) e sobre mim mesma. Eu já era Profa de Ciências e havia me formado como Professora Primária no Instituto de Educação Dr. Cardoso de Almeida, em Botucatu, ESP.Havia lecionado por dois meses em escola rural, mas nada se comparou ao me deparar com a Pedagogia Waldorf. Foi amor à primeira vista!
Pósgraduei-me em Piscopedagogia em 1984, especializei-me em 1986, quando já atendia alunos em domicílio.O que é Psicopedagogia?
Segundo a definição oficial, Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da lingüística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina. A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte é aplicada à prática. Enquanto a psicologia escolar (profissional com formação em psicologia) procura compreender as causas do fracasso de certas crianças no sistema escolar, a psicopedagogia (profisssionais com diferentes formações) trata de determinadas dificuldades específicas de aprendizagem.
A psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf, nosso foco de trabalho, tem embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Não tratamos apenas do problema em si, mas também das causas que levaram às dificuldades de aprendizagem e distúrbios de atenção e de concentração, utilizando de meios que fortaleçam a vontade, o pensar, o sentir e o querer, incluindo aqui, também, o conviver, incentivando o brotar das capacidades do indivíduo, seja ele criança ou adulto.Trabalhamos nessa abordagem desde 1986, com muito sucesso, especialmente com crianças, jovens e adultos que nunca estudaram em Escola Waldorf. Oriundos do sistema educacional de nosso país ou de famílias problemáticas ou desestruturadas, trazem lacunas na educação e em seu desenvolvimento humano.

Como escreveu Rudolf Steiner em A Prática Pedagógica (São Paulo: Ed. Antroposófica), palestra de 20/4/1923: “Não há basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a autoeducação. (...) Toda educação é autoeducação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós da maneira como ela precisa  educar-se por meio de seu destino interior.”

Assim, no decorrer desse tempo, pudemos observar que a Pedagogia Waldorf (1), mesmo fora das escolas Waldorf, pode atingir e tratar de pessoas que nunca dantes tinham sido tratados, holisticamente, com cuidados pedagógicos necessários. Um exemplo interessante é quando reintroduzimos a matemática, matéria detestada pelos alunos, com sistema Waldorf. Exemplificando: a geometria contemplativa, ministrada normalmente em uma escola Waldorf no 6º ano, surge diante de nosso aluno como uma diversão, mesmo quando explicamos o trabalho com ângulos. Muitos chegaram a emoldurar seus desenhos, de tanto orgulho por terem dominado aquela matéria e pela beleza e harmonia das cores e das formas. Com as famílias que mantemos contato, temos notícias tranquilizadoras quanto à qualidade de vida pessoal e profissional de nossos ex-alunos, o que nos deixa seguras para continuar com esse nobre trabalho educacional.


(1)Ela é uma pedagogia holística em um dos mais amplos sentidos que se pode dar a essa palavra quando aplicada ao ser humano e à sua educação. De fato, ele é encarado do ponto de vista físico, anímico e espiritual, e o desabrochar progressivo desses três constituintes de sua organização é abordado diretamente na pedagogia. Assim, por exemplo, cultiva-se o querer (agir) através da atividade corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é incentivado por meio de abordagem artística constante em todas as matérias, além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico no ensino médio. O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato, intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Fonte Sociedade Brasileira de Antroposofia  http://www.sab.org.br/antrop/

4 comentários:

  1. Olá, atualmente onde é possível fazer o curso de Psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf? Gratidão

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Olá, atualmente onde é possível fazer o curso de Psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf? Gratidão

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  4. Onde tem o curso psicopedagogia na linha Waldorf

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