Olá, amigos! Em primeiro lugar, quero esclarecer que antes mesmo de ser Psicopedagoga eu fui professora de classe Waldorf, na antiga Escola Higienópolis, atualmente Rudolf Steiner de São Paulo, na Rua Job Lane, iniciando-me nessa apaixonante área que é a educação, em 1975.
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Lá conheci e convivi com mestres maravilhosos e muito aprendi sobre a Antroposofia ( continuo a aprender) e sobre mim mesma. Eu já era Profa de Ciências e havia me formado como Professora Primária no Instituto de Educação Dr. Cardoso de Almeida, em Botucatu, ESP.Havia lecionado por dois meses em escola rural, mas nada se comparou ao me deparar com a Pedagogia Waldorf. Foi amor à primeira vista!
Pósgraduei-me em Piscopedagogia em 1984, especializei-me em 1986, quando já atendia alunos em domicílio.O que é Psicopedagogia?
Segundo
a definição oficial, Psicopedagogia é o campo do saber que se
constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia
e a psicologia.
O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise,
da lingüística, da semiótica,
da neuropsicologia, da psicofisiologia,
da filosofia humanista-existencial e da medicina.
A psicopedagogia está intimamente ligada à psicologia educacional, da qual uma parte
é aplicada à prática. Enquanto a psicologia escolar (profissional com formação em
psicologia) procura compreender as causas do fracasso de certas crianças no
sistema escolar, a psicopedagogia (profisssionais com diferentes formações)
trata de determinadas dificuldades específicas de aprendizagem.
A psicopedagogia com ênfase na
Pedagogia Waldorf, nosso foco de trabalho, tem embasamento na concepção de desenvolvimento do
ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Não tratamos apenas do problema em
si, mas também das causas que levaram às dificuldades de aprendizagem e
distúrbios de atenção e de concentração, utilizando de meios que fortaleçam a
vontade, o pensar, o sentir e o querer, incluindo aqui, também, o conviver, incentivando
o brotar das capacidades do indivíduo, seja ele criança ou adulto.Trabalhamos nessa abordagem desde 1986, com muito
sucesso, especialmente com crianças, jovens e adultos que nunca estudaram em
Escola Waldorf. Oriundos do sistema educacional de nosso país ou de famílias
problemáticas ou desestruturadas, trazem lacunas na educação e em seu desenvolvimento humano.
Como escreveu Rudolf Steiner em A Prática
Pedagógica (São Paulo: Ed. Antroposófica), palestra de 20/4/1923: “Não há basicamente, em nenhum nível, uma
educação que não seja a autoeducação. (...) Toda educação é autoeducação e nós,
como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da
criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para
que a criança eduque-se junto a nós da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.”
Assim, no decorrer desse tempo, pudemos observar que a Pedagogia Waldorf
(1), mesmo fora das escolas Waldorf, pode atingir e tratar de pessoas que nunca
dantes tinham sido tratados, holisticamente, com cuidados pedagógicos
necessários. Um exemplo interessante é quando reintroduzimos a matemática,
matéria detestada pelos alunos, com sistema Waldorf. Exemplificando: a
geometria contemplativa, ministrada normalmente em uma escola Waldorf no 6º
ano, surge diante de nosso aluno como uma diversão, mesmo quando explicamos o
trabalho com ângulos. Muitos chegaram a emoldurar seus desenhos, de tanto
orgulho por terem dominado aquela matéria e pela beleza e harmonia das cores e das
formas. Com as famílias que mantemos contato, temos notícias tranquilizadoras
quanto à qualidade de vida pessoal e profissional de nossos ex-alunos, o que
nos deixa seguras para continuar com esse nobre trabalho educacional.
(1)Ela é
uma pedagogia holística em um dos mais amplos sentidos que se pode dar a essa
palavra quando aplicada ao ser humano e à sua educação. De fato, ele é encarado
do ponto de vista físico, anímico e espiritual, e o desabrochar progressivo
desses três constituintes de sua organização é abordado diretamente na
pedagogia. Assim, por exemplo, cultiva-se o querer (agir) através da atividade
corpórea dos alunos em praticamente quase todas as aulas; o sentir é
incentivado por meio de abordagem artística constante em todas as matérias,
além de atividades artísticas e artesanais, específicas para cada idade; o
pensar vai sendo cultivado paulatinamente desde a imaginação dos contos, lendas
e mitos no início da escolaridade, até o pensar abstrato rigorosamente científico
no ensino médio. O fato de não se exigir ou cultivar um pensar abstrato,
intelectual, muito cedo é uma das características marcantes da pedagogia
Waldorf em relação a outros métodos de ensino. Fonte Sociedade Brasileira de Antroposofia http://www.sab.org.br/antrop/
Olá, atualmente onde é possível fazer o curso de Psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf? Gratidão
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ResponderExcluirOlá, atualmente onde é possível fazer o curso de Psicopedagogia com ênfase na Pedagogia Waldorf? Gratidão
ResponderExcluirOnde tem o curso psicopedagogia na linha Waldorf
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